sexta-feira, 23 de maio de 2014

Desacelerando

Desde que a Manu tinha um ano, eu trabalho meio período em uma empresa..ou seja, passo as manhas com ela, deixo ela na escola e venho pro trabalho. Se analisarmos friamente, esse eh o melhor dos mundos, e juro, todas as mulheres deveriam poder optar por um horário flexível após se tornarem mães, assim, elas conseguem conciliar a maternidade com o trabalho. Mas infelizmente, o meu esquema de trabalho eh a exceção!

Confesso que tem dias que gostaria muito de ter as manhas para mim, tem dias que chego para trabalhar um bagaço e agradecendo por ter 4 horinhas so para mim (nem que seja trabalhando, kkk). Tem dias e são muitos, que tenho tanta coisa para resolver (afinal, as manhas tb são para resolver coisinhas como mercado, banco, farmácia, comprar um presente, essas coisas que vao surgindo), que quase não paro em casa com a Manu.

Mas tem umas duas semanas que resolvi tirar um pouco o pe do acelerador. Explico. Eu aproveitava as manhas para fazer de td um pouco, com isso, mal a Manu acordava, eu já estava arrumando ela e colocando ela no carro para ir comigo...com isso, além dela ficar pouco em casa curtindo as coisinhas dela, minhas manhas eram sempre muito corridas, pq eu chegava em casa esbaforida, em cima da hora para dar almoço, troca-la e leva-la para a escola. E era justamente nesses dias que a Manu fazia manha para ir para a escola. Era justamente nesses dias que eu chegava sempre esbaforida. Era justamente nesses dias que eu ficava com a minha paciência no limite.

 Entao comecei a observar melhor nossas manhas, nosso tempo juntas, e principalmente o comportamento dela. E percebi que quando as manhas eram calmas e dedicadas a ela, ou seja, quando eu realmente sentava no chão para brincar com ela, descia com ela no play, tinha tempo para dar um almoço com calma, tudo fluía muito melhor! E foi ai que entendi que eu não precisava abraçar o mundo em uma única manha e que se eu estava tendo a oportunidade de passar as manhas com a Manu, entao era COM ela que eu deveria passar as manhas, e não correndo com ela a tiracolo para cima e para baixo.

E foi o que fiz. Faz duas semanas que eu desacelerei. Ainda tenho varias coisas para resolver de manhã, sim, afinal, além de mae, esposa e profissional, tb sou dona de casa...mas agora aprendi a reservar apenas uma, no máximo duas coisas para fazer no dia, de preferencia próximas uma da outra, pq o resto da manha, eu passo com a minha filha, brincando com ela, descendo com ela no play, indo com ela no clube ou no parque, fazendo bolo. E essa mudança fez bem a mim, que consigo agora me organizar melhor, não correr nem me estressar tanto, e a ela, que esta muito mais companheira, mais obediente, fazendo menos birra e entrando muito mais feliz na escola!

Desacelere você também!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Renata. Sou diretora da KIDS in e seu blog me foi indicado como um dos cariocas. GOstaria que entrasse em contato para que eu possa ter seus dados em meu cadastro de blogs. Se puder me escrever um e-mail com nome e idade dos filhos e dados de audiência do blog (visitas / mês, inscritos, fãs no FB e instagram - se houver), seria ótimo.
Beijos, Cynthia Jacques (cynthia.jacques@kidsin.com.br)

Anônimo disse...

Que legal!!! Não tem nada melhor do que aproveitar o tempo COM nossos filhos, não é?!

Beijos!!!

Lívia.