terça-feira, 29 de outubro de 2013

Aprendizados

Semana passada estava rolando um stress no trabalho e então eu disse para a minha colega que a gente precisa saber escolher muito bem as brigas que queremos entrar, pq na maioria das vezes não vale a pena se estressar. Foi então que eu me toquei que esse foi um dos principais aprendizados que eu tive desde que me tornei mãe.

 Nunca vou me esquecer de quando a Manu estava entrando nos terrible two e portanto, chorando, se esperneando e fazendo birra a cada não levado, eu desabafei com a minha terapeuta dizendo que não aguentava tanta birra, que não estava sabendo controlar minha filha, que onde estava aquela bebezinha fofa e bla bla bla. Foi então que ela me disse que nem tudo devia ser uma guerra, que o certo era eu escolher, e muito bem, quais as batalhas que eu devia travar com ela, pq uma vez declarada a guerra, eu não poderia mais voltar atrás, afinal, se eu disse um não e ela começou a espernear, então que eu devia me manter firme, mesmo tento refletido depois, que aquele não podia ter sido um sim, do contrario ela ia entender a mensagem de que bastasse se espernear que eu voltaria na minha decisão.

O grande ponto nisso era conseguir analisar a situação antes dela ocorrer e assim poder refletir se valeria ou não comprar aquela briga.

E ai entramos no segundo grande aprendizado que eu tive ao me tornar mae. Esse veio da minha amiga Silvinha. Como analisar se aquela situação era merecedora de um sim ou de um não e portanto, comprar ou não uma briga. Pois bem, um dia vendo Silvinha lidar com seus filhos, ela me deu a resposta. Estavamos todos na fazenda e seu filho cacula perguntou se ele podia entrar de roupa na piscina. Qual seria a resposta de 99% dos pais? Claro que não, vai la colocar sua sunga.

 Pois bem, Silvinha agiu diferente. Ela fez três simples perguntas ao seu filho. Perguntou a ele: Vai te fazer mal ou te colocar em perigo nadar de roupa? Não. Vai prejudicar alguém se vc nadar de roupa? Não. Vai te fazer feliz nadar de roupa? Sim. Entao vai meu filho, vai nadar de roupa e ser feliz, foi o que ela respondeu!! E la foi o Erick cair na água de roupa.

 Foi ai que eu percebi que essas três perguntas eram a resposta que eu precisava para conseguir diferenciar os nãos dos sims quando lidando com a Manu. O difícil eh lembrar delas na hora do stress, quando a paciência esta no limite e o saco na lua. Mas isso eh um próximo aprendizado!

Um comentário:

Cantinho da Fabi disse...

Preciso colocar isso em prática na minha vida desde já ! Beijos Rê