quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Na busca da escola

Olha, dois dias levando a Manu meio período, alimentada e descansada, e conversando rapidinho com ela quando a deixo la, já esta surtindo um pequeno efeito: o chororo esta perdendo a intensidade...ufa, há uma luz no fim do túnel.

Mas, como já havia adiantado, ano que vem vou muda-la de escola e, caraca, a saga atrás de uma nova escola é complicadíssima. A gente acha que procurar berçário eh difícil, espere ate chegar a hora de buscar uma nova escola, eh muito mais difícil. E sabe por que? Porque agora vc já conhece seu filho, sabe como ele eh, se eh mais explorador ou mais intelectual, sabe se gosta de espaços grandes ou reduzidos e, ainda tem toda a sua percepção de escola que se tornou muito mais apurada a medida que vc foi evoluindo como mae.

Se na busca pelo berçário vc se preocupava com o espaço, a alimentação, as estimulações e principalmente o carinho e cuidados das profissionais. Agora, socorro...vc quer saber qual a linha pedagógica (mesmo não entendendo muito bem a diferença de uma pra outra), como eh a rotina, ou seja, quanto tempo as crianças podem brincar livremente e quanto tempo elas ficam em atividades e, que atividades são essas, elas ficam muito tempo na sala de aula ou mais no pátio, e as professoras, vc observa pra ver se elas gostam do que fazem, dai vc quer saber como eh o aprendizado, como a escola lida com disciplina, se o conhecimento eh imposto ou eh trabalhado de acordo com a vivencia que as crianças trazem pra aula, vc tb fica preocupada com o horário, afinal, dependendo da escola, não rola mais horário flexível e nem curso de férias, dai vc quer saber da alfabetização (ue, mas a Manu so tem 1 ano...ok, mas ela vai chegar la e passa rápido), fica de olho nas instalações, se tem parquinho, quadra, área coberta, etc etc...e se der, vc ainda pergunta pras crianças se elas gostam de estudar naquela escola.

Não eh fácil. Já visitamos ate agora 5 escolas pra Manu. Nenhuma ainda nos conquistou. A primeira era uma casa transformada em escola, ou seja, uma zona, parecia um labirinto. A segunda tem mais jeito de escola mesmo, daquelas tradicionais da nossa época, mas quando a coordenadora me disse que com 2 anos a crianças já sabe escrever a letra do seu nome, eu enfartei – caramba, com dois anos quero que a minha filha brinque, explore e não fique aprendendo o alfabeto – achei muito precoce. A terceira amei a proposta pedagógica, gostei do espaço, os projetos, mas não senti amor nem empolgação dos professores. Marido teve a mesma sensação. A quarta eu amei, me apaixonei, a proposta tudo a ver com a gente e com a Manu, sabe aquelas escolas que a criança anda descalça, brinca no barro, sobe em arvore e ainda aprende com toda essa vivencia? Pois eh, eu amei. Mas quem não gostou foi minha conta bancaria. Mensalidade muito fora da nossa realidade. A quinta segue meio que a linha da quarta, mas senti falta de disciplina, de uma rotina mais certa (o que não senti na quarta)..sei la, achei as crianças todas muito soltas, ok que eu quero que a Manu brinque e muito, mas dentro de um contexto, com horários, agenda, etc. Para tirar ou confirmar essa percepção, na sexta-feira eu marquei uma reunião com a Diretora Pedagoga para eu entender como eh realizado o aprendizado e, principalmente, como eh a rotina das crianças (a mulher que me atendeu não soube me explicar direito, o que já me deixou com a pulga atrás da orelha). E hoje vamos visitar a sexta escola.
E se for preciso visitar mais 5 , 10 escolas, nos iremos..porque tudo o que eu quero eh que no ano que vem a Manu vá para a escola feliz e volta cheia de coisas legais para contar!

4 comentários:

Ana disse...

Em que região procura? Posso te ajudar, sou pedagoga. Vou te dar uma dica: não procure só escolas pequenas. As escolas grandes, embora assustem á princípio, têm profissionais mais preparados.

Qualquer coisa, pode me mandar um email: anaravagnani@msn.com

Bianca disse...

Oi Rê, quanto tempo!!! Amiga, o meu conselho é: não existe escola perfeita, nem procure!! É que nem apto, rs!!! Mas realmente tem que "bater", isso eu concordo. Eu "errei" na 1a. escola do Gui, achei que fosse ser para sempre e me decepcionei justamente por causa da pressão da alfabetização aos 4 anos que eu discordo plenamente. Agora ele estuda no Mater e estou super satisfeita. Se quiser podemos trocar umas ideias.
beijos

Cláudia Leite disse...

Isso que ia comentar ontem aqui, e esuqeci, que tá mais que na hora de já buscar a escola, porque ano que êm tá logo aí!

Boa sorte!!!

Maria Heloisa disse...

Ai meu Deus quando vejo esse tipo de postagem eu fico ainda mais confusa e pesquiso ainda mais sobre o assunto e vejo que realmente vai ser complicadissimo escolher uma escola para o Renan quando chegar a hora.
espero que você consiga achar a escolinha adequada para manu e vou fica por aqui obsevando e lendo as dicas.
beijinhos ♥