terça-feira, 26 de julho de 2011

DPP+P = Depressao Pós Parto Paterna

Tanto se fala em depressao pos parto, afinal, eh muito mais comum do que imaginamos, mas dificilmente lemos sobre depressao pos parto paterna. Isso mesmo. Se nós passamos por inumeras mudanças hormonais, fisicas, psicologicas, de rotina, etc, os homens, com a chegada do baby tb têm a sua vida virada de ponta cabeça e muitos deles acabam entrando numa depre tb.

Estou tocando nesse assunto porque esse final de semana tive a sensação de que meu marido esta meio que nesse barco, ok, nem acho que seja uma depressao, mas parece que agora, quase 3 meses de chegada da Manu, a ficha finalmente caiu pra ele, e nao eh a ficha legal do tipo: que maximo, sou pai, olha que fofa eh a minha filha, mas sim a ficha do: caraca, minha vida nunca mais será a mesma!

No sabado o senti meio entediado, triste, lost in thoughts...ele estava dando mamadeira pra Manu e estava longe, seu semblante estava apagado, distante. Observei por um tempo e fui tomar banho, pensando que ele nao estava no seu normal. Perguntei no que ele tanto estava pensando e ele disse que em um monte de coisas e ao mesmo tempo em nada! Eh, homem eh um bicho ruim pra se abrir, ne?

Tive que eu jogar o assunto, perguntar, na xinxa, se ele estava feliz, curtindo ser pai, pois eu achava que ele estava meio depre. Foi entao que ele disse que estava sim curtindo, estava feliz com a Manu, mas que ainda nao tinha absorvido 100% a mudança que se deu em nossa vida, estava sentindo falta de podermos sair por ai a qq hora, das nossas viagens (se perguntava quando iamos conseguir viajar de novo), de ficarmos juntos, de vermos um dvd, que era impressionante como cansa cuidar de um bebe e isso que ele so fica algumas horas durante a semana..enfim, ele estava um pouco com saudades da nossa vida de casados sem filhos e ao mesmo tempo preocupado em prover.

Foi entao que eu disse que ele tem que ter paciencia, que a Manu so tem 2 meses e que a medida que ela for crescendo, tudo vai se ajeitando, a gente vai voltar a sair por ai, viajar, passar o dia fora de casa com ela junto e, vamos descobrir novos programas, aqueles que so quem tem filho conhece, vamos voltar a ter um tempo so pra nos dois tb...eh tudo uma questao de tempo.

O engraçado disso eh que eu tive esses pensamentos nas primeiras semanas da Manu em casa e ele esta tendo agora, o que prova pra mim que ele agora esta amadurecendo como pai e, estamos finalmente no mesmo barco (nao que nao estivessemos antes, mas acho que agora os dois assumiram as mesmas funçoes: somos ambos pais.)

3 comentários:

Maya Segers disse...

Ai Renata, assunto bem delicado né afinal cada um reage de um jeito, mas ainda bem que vc tem um ponto de vista que no final vai da tudo certo, beijos a vcs

Fer disse...

O Marido também meio que ficou em transe por um tempo, Re. Mas o que mais pesou foi a questão financeira, de ter duvidas se conseguiria prover a familia.... acho que todo homem deve ter esse medo.
Conversa bastante com ele, e faça-o ver sempre o lado bom.
Garanto que antes dela completar 1 ano, as coisas já viraram rotina (os cuidados e as coisas não tão legais) e as coisas entram nos eixos.
Não deixem de se curtirem e fazerem coisas de casal. Terceirizem a pequena e curtam só os 2, nem que seja só 1x ao mês... e quando ela estiver dormindo, à noite, aproveitem para ver um DVD, namorar, conversar como antigamente.
Hoje, o Dudu com 2 anos, é tão tranquilo, que nem parece que temos filhos, e conseguimos nos curtir numa boa. Isso só aumenta com o tempo, e as coisas só tendem a melhorar.
Beijinhos,
Fer
http://coisasdududu.blogspot.com/

Futuros Papai e Mamãe disse...

Ai Renata,
Deu até um friozinho na bariga agora..
Quando sonhamos em ser mãe por fim só pensamos no lado bom e o resto? Não que será ruim, mas sim mais complicado né..
Rolou um medinho agora, do tipo: teu marido teve essa reação e como será a do meu quando a gente tiver o nosso baby?
ahuahauahauhauahauhaua #devaneios

Beijos ;*